Nos dias de hoje, as opções de alimentos para cães são maiores do que nunca. Enquanto existem allternativas para cada tipo de cão, o comprador é quem fica dividido pela escolha: qual alimento é o certo? O alimento seco é melhor do que o molhado ou vice-versa?
Sobretudo, é importante destacar que o tipo de ração para cães não é decisivo, mas sim o conteúdo. Isto porque, tanto o alimento úmido quanto o seco podem fornecer todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários, desde que os ingredientes sejam de qualidade e com a composição correta. Ambos os tipos apresentam suas vantagens e desvantagens, portanto, em última análise, não se trata de uma questão de certo ou errado, mas sim de oportunidades e preferências pessoais que determinarão qual deles engloba vantagens no custo-benefício e é mais saudável e apetitoso para seu amiguinho.
A fim de tornar sua decisão um pouco mais fácil, listamos alguns prós e contras das duas formas de rações.
Quais são as vantagens das rações secas?
Este tipo de ração é o que a maioria dos donos oferece e, pelo fato de apresentar um alto teor de energia, faz com que sejam necessárias menores quantidades para atender às necessidades dos cães e garantir que estejam satisfeitos. Portanto, o alimento seco é uma opção mais barata. Um outro argumento a favor do alimento seco é que ele é limpo e conveniente. Não tem respingos pastosos e mesmo que um pouco acabe fora do recipiente do alimento, é fácil de varrer ou aspirar. Além disso, o alimento seco não apresenta cheiro forte, sendo mais fácil de transportá-lo nas férias por exemplo, e até mesmo estocá-lo com facilidade após abertos. Uma grande vantagem para alimentar seu cão com uma dieta seca é que ele ajuda na saúde dental, fazendo ele mastigar e com a aderência do alimento nos dentes, a ração ajuda a raspar a placa bacteriana.
Quais são as vantagens da comida úmida?
Enquanto o alimento seco traz vantagens principalmente para o dono em termos de preço, limpeza e conveniência, as vantagens do alimento úmido beneficiam o próprio cão. A maioria dos cães provavelmente optaria por comida úmida se eles próprios pudessem escolher, já que a comida úmida, é mais intensa no olfato e no paladar, sendo mais saborosa para eles. O alto teor de água tem um efeito positivo: como o alimento já fornece ao corpo uma grande quantidade de líquido, é mais fácil manter seu cão hidratado com um alimento úmido do que com alimento seco. Portanto, o alimento úmido é particularmente recomendável para cães que não bebem muito durante o dia. Para cães que têm tendência a ficar acima do peso, o alimento molhado também pode ser a melhor escolha às vezes, desde que a causa do excesso de peso seja que o cão adora comer. Os cães com um maior apetite, em particular, frequentemente mantêm um peso mais baixo com o alimento molhado. Devido ao menor conteúdo de energia por porção, eles podem comer muito sem exceder suas necessidades calóricas.
É possível uma combinação de comida úmida e seca?
Já que tanto o alimento úmido quanto o seco oferecem vantagens diferentes, a conclusão óbvia seria que o melhor é simplesmente alimentar os cães com uma combinação dos dois. Inicialmente não há nada contra isso, mas não se deve misturar os dois tipos de rações e deve-se sempre os servir em momentos diferentes do dia. Devido ao alto teor de energia dos alimentos secos, você também deve se certificar de que a ingestão diária não seja excedida, evitando riscos de obesidade. Quando se trata de cães que têm tendência a desenvolver problemas digestivos, o apropriado é escolher apenas um tipo de alimento, pois a alternância entre a ração úmida e seco pode levar a diarreia ou prisão de ventre para estômagos sensíveis. Em geral, a combinação dos tipos não significa melhora na saúde de seu pet, visto que ambas as variedades permitem que ele consuma todas as substâncias vitais.
O que importa é o conteúdo, não a variedade
A lista de ingredientes na embalagem é mais importante em termos de escolha do alimento certo para seu cão do que a variedade real. Afinal de contas, a nutrição desempenha um papel significativo na saúde canina. Seu cão precisa de um alimento de alta qualidade que forneça tudo o que ele precisa para satisfazer suas exigências e garantir um desenvolvimento saudável. Não há uma resposta de tamanho único para todos quanto aos ingredientes que são exatamente necessários. Cada cão é diferente, e apresenta fatores individuais como idade, peso, nível de atividade e estado de saúde que devem ser considerados quando se trata de procurar a melhor ração. Portanto, antes de escolher uma variedade de alimentos, a melhor dica é dar uma olhada no rótulo.