Roer proporciona estímulo mental, físico e relaxamento, exercita e fortalece músculos, articulações, ligamentos e tendões e ainda contribui com a saúde dos dentes e gengivas.
Esse hábito é ancestral, herdado dos canídeos selvagens, e realmente eles adoram roer.
Esse pratica é de extrema importância para cães, de acordo com vários estudos listados a oferta de ossos reduz drasticamente o acúmulo de tártaro nos dentes dos cães.
A periodontite, a principal doença oral que acomete até 84% da população canina acima dos três anos de idade, é prevalente em cães de raças pequenas e se agrava com a idade. A doença periodontal interfere diretamente na saúde e a expectativa de vida dos pets e pode afetar a função de órgãos como o coração, os rins e o fígado.
Ossos são altamente efetivos em remover o cálculo dentário e reduzir a inflamação gengival. Apesar da dureza dos ossos, os estudos mostram que não foram notadas lesões ou fratura de esmalte ou raízes de dentes, tampouco obstruções esofágicas ou intestinais - complicações relacionadas a ingestão de ossos.
Desta forma, pedaços específicos de ossos devem ser utilizados em programas de cuidado oral em casa porque rapidamente removem quase 90% do cálculo dentário (“tártaro”), permitindo intervalos mais longos entre os procedimentos de limpeza periodontal, ou ainda não necessitar dos mesmos.
Ossos são eficientes em retirar o tártaro acumulado nos dentes dos pets, por serem grandes, angulosos e sólidos. Mas é importante lembrar da especificidade de cada tipo de animal, isso amplia os benefícios e reduz os riscos.
Existe inúmeros produtos para roer que ajudam na limpeza dentária, como osso, produtos artificiais, de couro, orelhas, chifres, cascos entre outros. Por isso é importante observar algumas características simples que ajudam na segurança do seu pet:
- O osso recreativo oferecido deve ser do tamanho da cabeça do cão para evitar que seja engolido inteiro;
- Quando o produto recreativo estiver pequeno a ponto de engolir é hora de retirar do animal e descartar;
- Após a oferta do brinquedo inspecione a boca do pet à procura de lesões ou fraturas dentárias;
- Para animais que roem mais agressivamente o ideal é utilizar chifres ou cascos mais rígidos como o de búfalo, e nunca usar ossos pequenos que podem quebrar ou engolir inteiro;
- Quanto houver vários animais, procure separá-los quando ofertar esses produtos, comida aumenta a probabilidade de brigas é próprio do instinto animal;
- Produtos artificais e de couro não são indicados a nenhum tipo de animal, tendo em vista que podem gerar engasgamento, alergias e obstruções.
- Ofereça 2 a 3vezes na semana, durante algumas horas assim ele sempre terá o interesse por esses alimentos, e tempo para outras brincadeiras;
- Monitore o animal principalmente se ele nunca teve contato com esses produtos.
- Para cães pequenos o ideal é utilizar cascos, chifres ou ossos pequenos.
- Para uma primeira impressão ser mais familiar pode ser recheado com patê, congelado e oferecido.
Chifre e cascos são as seguros e as melhores opções recreativas para oferecer no dia a dia.
Fonte:
Healthy pets witch Dr. Karen Becker
Psicologia Hoje, 27 de janeiro de 2010
Marx, FR et al. Aust Vet J. Jan-Fev 2016;94(1-2):18-23
Transl Anim Sci.13 de abril de 2021;5(2):txab068. doi: 10.1093/tas/txab068. E Collection 2021 abr.
J Anim Sci.1 de setembro de 2020;98(9):skaa274. doi: 10.1093/jas/skaa274.