As fezes podem ser um grande aliado para indicar como anda a saúde geral de seu pet, podendo ajudar até a prevenir alguns problemas de saúde que venham a surgir. Por isso, avaliar regularmente alguns aspectos do cocô como formato, cheiro, cor e consistência são essenciais para que você possa determinar o que é normal ou não para seu pet
É importante estar atento pois algumas alterações são normais, por exemplo após a ingestão de alguns alimentos como cenoura, beterraba e miúdos ou depois da realização de atividades físicas onde as primeiras fezes podem sair menores ou amolecidas.
O cocô ideal
Cada pet é único, portanto, o padrão de fezes normais e saudáveis pode ser ligeiramente diferente do de outro, pois os hábitos diários são diferentes. Mas em geral, um cocô ideal apresenta as seguintes características:
- Cor: marrom escuro (cor de chocolate);
- Formato: em forma firme e tubular;
- Consistência: umedecido, fácil de pegar;
- Cheiro: característico, porém não exagerado;
- Tamanho: proporcional à quantidade que comem.
Vale lembrar que as fezes dos gatos podem apresentar alguns pelos, o que é considerado normal se não for em excesso.
As cores das fezes
Uma maneira fácil e prática de avaliar se as fezes de seu pet estão adequadas é através da coloração. O esquema abaixo indica algumas cores comuns e os problemas que elas geralmente retratam:
Se você notar alguma mudança brusca nas cores o melhor é sempre buscar auxílio veterinário para uma melhor avaliação e tratamento.
Outros aspectos a serem avaliados
Constipação
A maioria dos filhotes de cães faz cocô uma ou duas vezes ao dia. Se a constipação de seu cão parecer dolorosa, durar mais de dois dias, ou for acompanhada de sintomas como vômito ou perda de apetite, é uma boa ideia entrar em contato com seu veterinário. A constipação pode estar ligada a uma grande variedade de doenças, incluindo infestações por vermes, doenças renais, distúrbios do sistema nervoso e até mesmo câncer.
Diarreia
A diarreia que dura mais de 12 a 24 horas é motivo de preocupação. Podendo ser causadas por questões dietéticas, parasitas, infecções, lesões ou tumores.
Tome cuidado, pois a diarreia pode causar desidratação muito rapidamente em filhotes, especialmente se acompanhada de fraqueza, perda de apetite, febre e mudança de comportamento.
Materiais estranhos
Se você notar pelos no cocô de seu amigo, eles podem estar com algo relacionado a ansiedade, alergias ou doenças de pele. Da mesma forma, se você notar objetos estranhos, como plástico ou madeira, fique de olho, pois engolir esses itens não alimentares pode levar a lesões.
A presença de sangue ou muco é preocupante e pode indicar problemas.
Se você notar que as fezes de seu pet estão anormais, o melhor é sempre buscar auxílio de um médico (a) veterinário que saberá o mais correto a se fazer.
.
.
Fonte:
DONOVAN, Liz; How to Tell If Your Dog’s Poop Is Healthy. Disponível em: https://www.akc.org/expert-advice/health/dogs-poop-says-health/.
M., Annie; What You Need to Know About Dogs and Poop. Disponível em: https://www.aspcapetinsurance.com/resources/dog-poop-health/.
SOLOMON, Donna; The Scoop on Your Pet’s Poop. Disponível em: https://www.animalmedicalcenterofchicago.com/the-scoop-on-your-pets-poop/.